"As experiências que temos na vida é nossa evolução espiritual"

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

08 de Dezembro, dia da Rainha dos Mares


No Brasil, Iemanjá é provavelmente a mais popular entre os Orixás. Seu axé é assentado sobre pedras marinhas e conchas guardadas numa porcelana azul. O sábado é o dia da semana que lhe é consagrado. Seus adeptos usam colares de contas de vidro transparente e vestem-se, de preferência, de azul-claro.
O símbolo de Iemanjá é um abebé, um leque de metal prateado com a figura de um peixe. É saudada em muitos terreiros com o brado de "Adoceâ!"
As filhas de Iemanjá são voluntariosas, fortes, rigorosas, protetoras, altivas e, algumas vezes, impetuosas e arrogantes; têm o sentido da hierarquia, fazem-se respeitar e são justas, mas formais; põem à prova as amizades que lhes são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, não a esquecem jamais. Preocupam-se com os outros, são maternais e sérias.
Iemanjá é freqüentemente representada na forma de uma sereia, com longos cabelos soltos ao vento e é conhecida também como a Rainha do Mar.
Na Umbanda, principalmente em São Paulo, Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora da Imaculada Conceição, festejada no dia 8 de dezembro. Nesse dia os terreiros vão à Praia Grande, em frente a sua imagem, fazer suas homenagens e oferendas. Entretanto, os baianos deixam de lado o sincretismo que liga Oxum a Nossa Senhora das Candeias, festejada no dia 2 de fevereiro, e organizam nessa data a principal festa para Iemanjá, na praia do Rio Vermelho, que atrai uma multidão imensa de fiéis e admiradores. Independente da data e estado, é marcante a entrega do barquinho com oferendas, pedidos e agradecimentos. Depois de sete ondas, eles vão para alto mar, onde são depositados sobre as ondas. Se forem devolvidas à praia, é sinal de recusa da divindade.

Curiosidades
O sincretismo que ainda é muito utilizado tanto na Umbanda como no Candomblé faz surgirem dúvidas como essas, que sempre são muito questionadas: – Afinal, qual é o dia de Iemanjá? O dia 8 de Dezembro é de Iemanjá ou Oxum? Respondemos: - Isso tudo depende do sincretismo que o terreiro adotou.
Em milhares de terreiros em São Paulo e em todo o país, Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora da Conceição que é louvada no dia 8 de Dezembro. Já em outras regiões, como a Bahia, por exemplo, o sincretismo se faz com Nossa Senhora dos Navegantes, cujos festejos ocorrem no dia 2 de Fevereiro, ou seja, é uma questão de regionalismo sincrético e não de verdades absolutas como é pregado por muita gente.
Isso muda alguma coisa para nós, integrantes e adeptos da Umbanda? Não! Na realidade tanto em um dia como em outro, nossas homenagens são para Iemanjá, a rainha do mar, que nada tem a ver com as santas citadas. Seguimos o calendário católico para que haja uma data de louvor à grande mãe dos Orixás e por não existir uma data específica para ela. Ninguém está errado desde que tenhamos em mente as diferenças existentes entre a Orixá e a Virgem. Louvamos ambas. Porque não?
Salve a Rainha do Mar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.