"As experiências que temos na vida é nossa evolução espiritual"

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Umbanda (definição)

Abaixo está um breve resumo sobre como definimos a Umbanda.
Umbanda é uma religião, pois tem um conjunto de crenças e doutrinas para se explicar as manifestações divinas, a justiça divina, o espírito e sua imortalidade. Enfim, é um conjunto de fundamentos e crenças que religam o homem ao sagrado, a Deus.
Umbanda não é um culto Afro - é Brasileiro.
A Umbanda sofreu várias modificações durante os anos, tanto em seus objetivos, como em suas práticas e rituais. Então, podemos dizer que é uma religião sincrética, pois se fundamenta a partir de outras doutrinas, crenças, religiões e filosofias, mais isso não a faz inferior as outras, pois a originalidade da Umbanda não está na invenção, mas na nova interpretação e na renovação de antigos conceitos.
A Umbanda é uma religião monoteísta, isto é, ela não crê em deuses, mais sim em um único deus (Deus-Uno), o criador. Obs.: Os orixás não são deuses.
A Umbanda é uma religião cristã, pois acredita em Jesus Cristo e é seguidora fiel de suas ações e palavras.
A Umbanda é espiritualista e reencarnacionista, pois acredita no espírito, a sobrevivência do mesmo após a morte carnal e no retorno a matéria.
A Umbanda crê também nas palavras descritas por Allan Kardec, como a Lei da Ação e Reação (Lei Kármica), "para toda ação ou omissão, seja ela boa ou má haverá uma reação", e no livre arbítrio, ou seja, cada um é responsável final pelos seus atos.
A Umbanda é uma religião baseada na mediunidade, pois sendo o espírito imortal, entende-se que existe uma comunicação entre os espíritos desencarnados e os encarnados.

Em nosso Templo praticamos a Umbanda seguindo os ensinamentos do caboclo das Sete Encruzilhadas, com a presença do sincretismo afro - católico e a influência do esoterismo.
Lembre-se que a Umbanda hoje tem várias ramificações, sempre de acordo com a linha doutrinária de cada casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.