"As experiências que temos na vida é nossa evolução espiritual"

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Salve Ogum!

Ogum! Vencedor de demandas
Orixá guerreiro contra os males
Defensor dos fracos e oprimidos
Valei meu senhor!
Sincretizado com São Jorge, seu dia é comemorado hoje, 23 de abril. Ogum é o Orixá do fogo, lutador implacável contra mal, dono do ferro e do fogo. Ele é um guerreiro que defende a lei e a ordem. Este Orixá abre os caminhos e vence as lutas, agindo pelo instinto para defender e proteger os mais fracos.
General destemido e estratégico é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução.
A vibração de Ogum é o fogo da salvação ou da glória, o mediador de choques consequentes do karma. É a linha das demandas da fé, das aflições, das lutas e batalhas da vida. É a divindade que, no sentido místico, protege os guerreiros. Suas preces cantadas traduzem invocações para a luta da fé, demandas e batalhas.
O dia da semana consagrado a Ogum é a terça-feira.
Como o sincretismo desse Orixá é muito evidente e lembrado por todos, vamos contar em resumo um pouco sobre a história de São Jorge.

SÃO JORGE GUERREIRO
Jorge da Capadócia, querido em todo Brasil, padroeiro da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia e da cidade de Moscou.
Nascido em meados de 275 d.C. na antiga Capadócia, região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da República da Turquia, filho de pais cristãos, aprendeu desde a sua infância a temer a Deus e a crer em Jesus como seu salvador pessoal.
Após a morte de seu pai, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe. Lá foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.
Nessa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão. Todos ficaram atônitos ao ouvirem um membro da corte romana, defendendo a fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador dos homens. Jorge disse:
- A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da verdade.
Como Jorge mantinha-se fiel a Jesus, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. Finalmente, Diocleciano, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus no dia 23 de abril de 303.
A devoção a São Jorge rapidamente tornou-se popular. Seu culto se espalhou pelo Oriente e, por ocasião das Cruzadas, teve grande penetração no Ocidente.

Um comentário:

  1. SALVE MEU PAI!!! AGRADEÇO SUA PROTEÇÃO... E SEI COMO VÓS É PODEROSO E GUERREIRO, E ESSA VOSSA FORÇA, VÓS PASSA AO SEUS FILHOS.
    OGUM NHÊ MEU PAI!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.