"As experiências que temos na vida é nossa evolução espiritual"

quarta-feira, 30 de maio de 2012

30 de maio, dia de Obá (Santa Joana D'arc)

Obá vem de Obà, nome em ioruba de um rio. É a Orixá do Rio Obà, das águas revoltas dos rios, das pororocas, das águas fortes e das quedas d’águas.
Ela é uma divindade regida pelos elementos terra e vegetal, e comanda o conhecimento.

Sincretismo: Joana D'Arc
Saudação: Obá Xirê
Dia da Semana: 2° ou 4° feira
Elemento: Fogo
Mineral: Cobre
Algumas ervas de Obá: manjericão e mangueira
Domínios: Águas turbulentas
Cores: Vermelho e branco ou amarelo e laranja
Símbolos: Escudo e lança e um Ofá (arco e flecha)
Particularidade: Assim como Xangô, também é uma justiceira
Seguindo o sincretismo, vamos conhecer um pouco sobre a história de Joana D’arc.

Santa Joana D’arc

Nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431 (época medieval). Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D’arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.
A história da vida desta heroína francesa é marcada por fatos trágicos. Quando era criança, presenciou o assassinato de membros de sua família por soldados ingleses que invadiram a vila em que morava. Com 13 anos de idade, começou a ter visões e receber mensagens, que ela dizia ser dos santos Miguel, Catarina e Margarida. Nestas mensagens, ela era orientada a entrar para o exército francês e ajudar seu reino na guerra contra a Inglaterra.
Motivada pelas mensagens, cortou o cabelo bem curto, vestiu-se de homem e começou a fazer treinamentos militares. Foi aceita no exército francês, chegando a comandar tropas. Suas vitórias importantes e o reconhecimento que ganhou do rei Carlos VII despertaram a inveja em outros líderes militares da França. Estes começaram a conspirar e diminuíram o apoio de Joana D’arc.
Em 1430, durante uma batalha em uma cidade próxima a Paris, foi ferida e capturada pelos borgonheses que a venderam para os ingleses. Foi acusada de praticar feitiçaria, em função de suas visões, e condenada a morte na fogueira. Foi queimada viva na cidade de Rouen, no ano de 1431.

Oração à Santa Joana D'Arc

Ó Santa Joana D'Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria.
Ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus.
Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria.
Santa Joana D'Arc ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária.
Ó Santa Joana D'Arc atenda ao meu pedido. E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira.
Santa Joana D'Arc iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.