"As experiências que temos na vida é nossa evolução espiritual"

domingo, 25 de agosto de 2013

Curimba, Atabaqueiro e Pontos Cantados na Umbanda

Curimba
É responsável por todos os pontos cantados num Templo, sejam eles:
- Abertura;
- Chamada dos guias;
- Gira;
- Subida dos guias;
- Saudações;
- Descarrego;
- Encerramento.
O Curimba é de extrema importância para os trabalhos. Ele é fundamental para manter a organização, firmeza e segurança das giras.
 
Atabaqueiro
É responsável pelo som tirado dos atabaques* com ritmo e harmonia.
O som é a vibração, o ritmo, o tom. Imprime matizes nas formas, constituindo junto com a letra do ponto cantado a força da magia na Umbanda.
Lembrando todos, que os atabaques na Umbanda são sagrados, isto é, todos sem exceções devem respeitá-los.
 
Pontos Cantados
É uma evocação, uma invocação ou uma forma de expulsão.
• Evocação – ação de chamar os espíritos (guias);
• Invocação – a consagração e a proteção dos espíritos;
• Expulsão – afastar espíritos (kiumbas) que estejam prejudicando um filho.
Ao cantar um ponto, o Curimba esta de certa forma rezando, contando a história desse guia ou Orixá.
Quando cantarem os pontos, o Curimba e médiuns devem:
1° – Cantar o ponto sempre com respeito, atenção, sentimento e compreensão. Com o pensamento voltado para entidade ou as entidades a que eles pertencem;
2° – Qualquer mau pensamento (especialmente de ordem sexual) durante os pontos, só poderá produzir efeito contrário ao desejado, isto é, prover a vinda de entidades adversas ou inferiores às invocadas;
3° – O ponto não deve ser cantado pelo adepto fora das sessões, salvo em ocasiões excepcionais ou de extrema necessidade, e só com a permissão do dono do ponto;
4° – Com o ponto não se brinca. Respeito, recolhimento, sentimento, fé e compreensão são as virtudes que fortalecem o som, o tom e o ritmo do ponto e fazem daqueles que sabem usá-los, uns verdadeiros curimbas e atabaqueiros.
 
*Atabaque - é um instrumento musical que chegou ao Brasil através dos escravos africanos, é usado em quase todo ritual afro-brasileiro.
 
Texto retirado da apostila "A vida do médium na Umbanda" - Templo de Umbanda mensageiros de Oxalá, edição 2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.