"As experiências que temos na vida é nossa evolução espiritual"

domingo, 16 de março de 2014

Quaresma

Quaresma
A Quaresma é um dos mais antigos períodos de celebração e reflexão da cultura judaico-cristã. A palavra vem do latin quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a Ressurreição de Jesus Cristo. Começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa, tendo como comemoração final o famoso Domingo de Páscoa. Esta prática segundo alguns, se consolidou no final do século III.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, ressuscitado no Domingo de Páscoa.      
Os 40 dias da Quaresma
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer. É um período entendido e tratado de maneira peculiar na visão de diversas religiões, mas na sua essência representa um processo necessário na vida de todo ser humano, a reflexão buscando autoconhecimento.
A Quaresma na Umbanda
Para nós Umbandistas, a Quaresma representa um período não de retiro espiritual, mas sim de respeito, reflexão e aprimoramento de nosso ser. Um período de maior cuidado com nossa conduta, nossos pensamentos, ações e desejos.
Nesse período, muitos terreiros se mantém fechados por segurança, por causa do umbral (região espiritual destinada ao esgotamento de resíduos mentais, semelhante ao purgatório dos Católicos). Outros por sua vez, ficam abertos, mas fazem questão de trabalhar apenas com a Linha da Esquerda, acreditando ser o período mais propício para a realização desses trabalhos. Contudo, isso pode ser ilusório, pois embora favoreça a Linha da Esquerda, os Médiuns ficam muito mais vulneráveis.
Tempo de mudança e renovacão
Se a Umbanda é uma religião Cristã, porque não deveríamos seguir o exemplo do nosso Mestre Jesus Cristo, que antes de iniciar uma nova fase, um ciclo que deixaria marcas na eternidade, guardou silêncio, refletiu, lutou contra seus conflitos interiores e venceu.
Entre nesta vibração que está sendo gerada neste período e retire o melhor que puder para sair renovado e ter condição de assumir a grande e difícil responsabilidade da prática do bem, sem julgamentos, sem preconceito, seguindo mais uma vez o exemplo do Mestre Jesus Cristo.
Nós sabemos que a mudança faz parte do aprendizado e crescimento espiritual,devemos vencer os nossos desafios começando por nós mesmos, expulsando de nosso coração os sentimentos de vaidade, inveja, egoísmo e tantos outros que só nos trazem energias e momentos negativos.

Sendo assim, nós do Templo de Umbanda Mensageiros de Oxalá, mantemos as nossas portas abertas, trabalhando com os Guias Espirituais auxiliando à todos que necessitam de ajuda, Física, Mental e Espiritual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.