"As experiências que temos na vida é nossa evolução espiritual"

domingo, 16 de agosto de 2015

ESSAS SÃO MINHAS RAÍZES

A Umbanda foi apresentada pra mim desde muito cedo, quando criança ouvia as histórias atenta a cada detalhe e fascinada com aquele mundo ainda desconhecido e cheio de mistérios...
Meu nono deixou como legado a simplicidade ... mostrou que com as coisas simples, com o vento, as árvores a gente pode ser muito feliz...
Foi ele uma das pessoas que de forma simples em poucas palavras e fortes verdades transformou minha noção de educação, religião, humanidade e dor.
Hoje completando vinte e oito anos do Templo de Umbanda Mensageiros de Oxalá, torna-se importante dizer que a história desse templo vem de muitos anos atrás, uma época em que a utilização dos dons mediúnicos era inaceitável para muitos e em outros despertava a curiosidade, e o interesse em saber cada vez mais sobre esta religião.
O Sr. Carlos (nono) que já era espirita estava cada vez mais encantado com o que lia sobre a Umbanda, e sempre que se reunia com seu cunhado Armando (Tio Armando) e  seu sobrinho Claudio Mariano eram horas e horas de conversa, eis que em uma dessas conversas informais seu sobrinho Cláudio na época com apenas 17 anos,incorpora o guia espiritual Papus que diz que será necessário abrir um centro e que essa seria a missão deles.

1955 – FUNDAÇÃO

TENDA FÉ ESPERANÇA E CARIDADE
O nome foi dado pelo Sr. Carlos, pois representava o símbolo da umbanda.
A Cruz – representando a fé,
A âncora – esperança
O coração a caridade.

E foi assim o início de tudo, foi plantado a semente e cabia a nós a missão de cultivar este terreno para que nele surgissem os frutos  e as mais belas flores no nosso jardim...

Médium chefe: CLÁUDIO MARIANO MIGUEL
Guia espiritual: PAPUS
Presidente: CARLINO MIGUEL (SR. CARLOS)

O Inesperado ás vezes acontece para nos manter fortes, firmes e em PÉ.

1958 - Visita inesperada 

Jurani José de Almeida (Jura) incorpora o caboclo do campo.

“A FELICIDADE MANTÉM VOCÊ DOCE; DORES MANTÉM VOCÊ HUMANO, QUEDAS TE MANTÉM HUMILDE; PROVAÇÕES TE MANTÉM FORTE; MAS SOMENTE DEUS TE MANTÉM PROSSEGUINDO...”
Por motivos familiares o centro fecha ao público.
Mas os membros dão continuidade nos trabalhos na caso do Sr. Carlos, só para a família...
As dificuldades aparecem e a cada dia fica mais difícil dar continuidade nos trabalhos na casa do Sr. Carlos... As dificuldades do dia a dia fazem alguns dos membros se afastarem... E novamente o centro fecha.
Anos mais tarde os trabalhos passam a ser na casa do Sr. Jurani 
1975 – O RECOMEÇO

“o grande espetáculo da vida
a grande virtude dos dias,
semblante verdadeiro de buscas
e alegrias, anceios e medos...
mas lindo quando tudo acontece.”

O caboclo Caçador incorpora no Sr. Jura diz que está na hora de abrir  o centro ao público , pois existe muitos irmãos precisando de ajuda.
E que em 4 luas eles conseguiriam montar um espaço para atender ao público.

O Milagre é para quem acredita

Recebemos diversas doações de todas as partes, da onde nem se imaginava, enfim em 1 mês eles conseguiram montar o centro de madeira.

27/09/1975 – reabertura do centro agora com o nome de templo de umbanda fé, esperança e caridade ( tufec)

Tendo como médium chefe: jurani josé de almeida
Guia espiritual: caboclo carrero
Presidente: carlino miguel
  
No ano de 1975 incorporei pela primeira vez Mamãe Oxum
Sempre gostei de desafios e esse foi dos bons...
Tive de aprender a deixar soltas as amarras que me prendiam ao domínio de mim mesma, a não ter sempre o comando absoluto de tudo e mesmo assim conciliar consciência e ausência....
Aos poucos fui me tornando cada vez mais ativa nos trabalhos do terreiro.
Dificuldades...Árduo caminho, mas necessário .... 
Um dia a vida me bateu com tanta força que me ensinou a resistir...
Um dia, mentiram pra mim de tal maneira que me doeu e, então eu aprendi a sempre seguir em frente com a verdade.
Um dia me falhou quem eu menos imaginava e entendi que as palavras devem ser cumpridas e os atos assumidos... Às vezes é preciso virar a página e começar do zero. Embora custe ou doa, o melhor guerreiro não é quem sempre triunfa, mas quem sempre volta sem medo à batalha.

O fim significa também um novo recomeço. Uma história termina, para outra começar....

Todo recomeço é dolorido e envolve muito sofrimento... Mas se realmente se faz necessário, não adianta lamentar... É preciso ir em frente!

sr. jurani encerra suas atividades espirituais
A desistência do homem e a insistência de Deus...
“Tudo tem seu apogeu E seu declínio... é natural que seja assim...todavia quando tudo parece convergir para o que supomos nada , eis que a vida ressurge triunfante e bela...novas folhas, novas flores, na infinita benção do recomeço,”

Em 1987 o Templo de Umbanda Fé, Esperança e Caridade, passam a ser denominado Templo de Umbanda Mensageiros de Oxalá.

A INFINITA BENÇÃO DO RECOMEÇO...
  
15/08/1987 - Fundação do Templo de Umbanda mensageiros de oxalá 

Médium chefe: DESIRE APARECIDA ALMEIDA
Guia espiritual: CABOCLO GUARÁ
Presidente: VLADIR TERENTIN

Durante este período algumas vezes o centrou ficou fechado ao público, por vários problemas entre eles...
1995 - falecimento do Sr.Carlino (Sr. Carlos)

2004 - falecimento do Sr. Jurani ( SR. Jura)

ABRIL/2006  o centro reabre ao público 

“Neste mundo que parece virado pelo avesso, precisamos fazer do fim um recomeço, precisamos fazer o bem brotar também do mal.”

Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira...

Se não deu certo, apague e recomece. Esqueça o que ficou. Esqueça a culpa. Esqueça as dúvidas. O que foi quase engano. Apague e recomece. É sempre hora de mudar, de virar a página e se reinventar. Mesmo que doa, aprender não é um processo fácil.

O espiritismo tem de passar por provas rudes, e nelas DEUS reconhecerá sua coragem, sua firmeza e sua perseverança. Os que se ausentam por um simples temor, ou por uma decepção, assemelham-se a soldados que somente são corajosos em tempo de paz, mas que, ao primeiro tiro, abandonam as armas.
Passamos, sobrevivemos, lutamos e AINDA estamos aqui para viver mais, lutar ainda mais e manter minhas certezas ainda mais absolutas, responsáveis e VIVAS!
Sou o que sou. Sei o que sou. Sei o que faço. Sei o que posso. Sei ‘quem’ e ‘o que’ ME SUSTENTA e nada, ninguém, é mais forte, poderoso e iluminado do que minha fé, minha reza e meu amor pelo Ar, pelo Alto e pelo Chão, pelas raízes da Umbanda.
Respiro, olho para frente. FUTURO é MINHA FÉ!
Respiro. RESPEITO é MINHA LEI!

Respiro. REAFIRMO, REVERENCIO e CANTO... essa é minha vida! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.