"As experiências que temos na vida é nossa evolução espiritual"

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

30º ANIVERSÁRIO DO TEMPLO DE UMBANDA MENSAGEIROS DE OXALÁ - TUMO

Esse ano na comemoração do 30º aniversário, usamos com tema os pilares da Umbanda. 
Iniciamos como a explicação:
PILARES DA UMBANDA

A Umbanda tem quatro pilares que alicerçam sua fundação, são os mesmos pilares que devem sustentar a vida de cada umbandista: Religião, Ciência, Filosofia e a Arte.

A RELIGIÃO: É uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado, e é a mais vista e lembrada quando se fala em Umbanda, pois todo mundo já ouviu falar em um terreiro, todos sabem da existência de seus rituais. A Religião seria a porta de entrada para o Universo Espiritual guiada pelos pretos-velhos. Eles são a força, a resignação, a sabedoria, a humildade que transformada em amor e caridade. 

A CIÊNCIA: É conhecimento atento e aprofundado da Religião, esse conhecimento como informação, noção precisa, consciência, conhecimento amplo adquirido pela reflexão e experiência. É o conhecimento necessário para se viver, tanto na matéria quanto no espírito. A Umbanda mostra e comprova a nossa realidade e as coisas do plano espiritual. É o povo d’água, representado em nosso Templo por Mamãe Oxum que traz todo o conhecimento necessário para preparação na parte material quanto na contraparte astral e espiritual.

A FILOSOFIA: É o amor pela sabedoria, é o modo que devemos viver, quando se entra na RELIGIÃO e se adquire um pouco de sua CIÊNCIA, a FILOSOFIA vem ao natural. Muitas pessoas depois que conheceram a doutrina Umbandista, mudou sua maneira de ver as pessoas, as coisas e a vida. E os caboclos nos trazem essa Filosofia, por serem espíritos de muitas virtudes espirituais, tais como: a determinação, a lealdade, a honestidade, o amor à Natureza e aos seres existentes.

A ARTE: É a habilidade e disposição dirigida para a execução de com uma finalidade prática para matéria e ao mesmo tempo para o espírito, sempre de forma consciente, controlada e racional. Esse pilar é representado também nos outros três pilares, pois a Arte é como a Religião, a Ciência e a Filosofia se fazem participante em nossas vidas. E é a linha das Crianças com amor e alegria nos transmitirem esses conhecimentos e sentimentos.

Para se tornar uma boa pessoa, um bom Umbandista deve: entender, compreender e praticar os ensinamentos equilibrados desses quatro pilares.  Essa é a Umbanda que praticamos.


Lembrem-se: não sejam Umbandistas apenas dentro do Templo, a Umbanda deve ser como o ar, se faz presente em todos os lugares; a Umbanda deve ser como a água, sempre  transpõe os obstáculos; a Umbanda deve ser como a terra, dá a sustentação aos nossos passos e a Umbanda deve ser como o fogo, aquece nossos corações e ilumina nossos pensamentos.



HOMENAGEM AO PRESIDENTE DO TUMO
Vladir Terentin

Um dia na espiritualidade superior, alguns espíritos se reuniram e sonharam com um local onde o amor, a fé, a caridade e a humildade fossem os pilares de um lindo trabalho espiritual.
Os guias de luz conspiraram para que tudo desse certo, e reunidos com algumas pessoas aqui na terra com os mesmos ideais, tornaram o que era ainda um sonho em realidade. Assim surgia nosso lindo terreiro.
Foi esta Umbanda, com estes princípios e pilares que encontramos nesse local e aprendemos a amar.
Mais hoje estamos aqui para prestar nossa pequena homenagem também, a ele, que é conhecido pela linha das crianças como “tio bravo”, e pensando bem, elas têm um pouco de razão. Ele fala o que vem na mente e na maioria das vezes sem muitos rodeios. As suas broncas sempre tem fundamento, e a gente reza pra não levar uma, porque digamos que, suas palavras nem sempre são tão sutis quando ele está bravo. Mais por mais que doa, lá no fundo, sabemos que tem lá suas verdades, mesmo que ainda não sejamos capazes de admitir.
Ele cobra, ah, e cobra mesmo! Ele sempre diz que não é o tamanho da casa que faz a diferença na espiritualidade e sim o tamanho do amor que habita nesta casa, Não é o congá mais lindo que faz com que a força dos Orixás e Guias realize as curas ou melhoras das pessoas, mais sim, o tamanho do comprometimento dos médiuns que fazem parte da corrente.
E tão grande quanto sua cobrança, está seu amor incondicional por cada filho dessa casa.
Quem o conhece bem sabe, que por de trás dessa armadura séria e imponente, existe um coração gigantesco, um coração que abraça com a alma.
E hoje, no trigésimo aniversário do nosso terreiro não poderíamos deixar de homenagear, pois ele representa o nosso quinto pilar, o nosso pilar material, aquele que nos dá a estrutura para conseguirmos trabalhar com os nossos guias, ele é o elo que nos une a nossa família espiritual.
Sua presença é e sempre será importante para nós e para este terreiro. (Renata e Junior)




O que falar para uma pessoa tão vivida? Aceitar o desafio para fazer essa homenagem é uma honra para mim, mas não é fácil. Pois, como tentar falar em poucas palavras o que uma pessoa representa em nossas vidas!
Mas, vamos lá...acho que consigo resumir...Uma pessoa que leva a vida com seriedade e que passa através do seu estilo de vida, que para viver é preciso lutar, è lutar para conquistar os objetivos constantementes em nossas vidas. è lutar para conseguir emprego, trabalhar bastante, construir família e cuidar, E acima de tudo, proporcionar um lar com dignidade, amor, fé em Deus, união, fortaleza...
Tudo isso resume o significado de uma pessoa do bem, que por detrás de um semblante muitas vezes sério, e como dizem as crianças, entidades de luz, é o "tio bravo". Mas, dentro desse "tio bravo" existe uma pessoa sensível e com um coração gigante. Aquele que não mede esforços para estender a mão e ajudar o próximo.
Eu estou aqui no centro há aproximadamente oito anos e hoje posso dizer que sempre me senti parte dessa família. Uma família que Deus me proporcionou escolher e que me recebeu tão bem.
A pessoa que estou fazendo essa homenagem é o Sr. Vladir, que preza por nós, preza por essa família, que preza por nossa missão. Obrigada Sr. Vladir por nos receber como parte de sua família, obrigada por ser nosso exemplo de superação e luta, obrigada por tudo!
Esse ano será o primeiro que não poderei abraçar o meu pai nesse Dia dos Pais, e como o grande Pai dessa família, fica o meu forte abraço e parabéns pelo seu dia!
Aproveito para estender essa homenagem a Desirê e repito todas essa palavras, por ser tão grande e especial para nós, Em nome dessa grande família, deixo aqui o nosso Muito Obrigado!!! Arlete




Hoje é um dia especial, dia de comemoração! E esse ano, com um motivo a mais a ser celebrado, a vida.
Em especifico a vida de uma pessoa muito iluminada, que com seu jeitinho amoroso e enérgico, bravo e bondoso vem sendo um dos alicerces e responsável por esses trinta anos do TUMO, o Sr. Vladir. Falando especificamente de mim, a pessoa que me guiou quando eu não tinha muitas certezas, puxou minha orelha quando eu precisei, que cuidou do meu coração quando ele doía, que acolheu minha família como sendo a dele e me deu carinho e amor em todos esses e em muito outros momentos.
Sabemos que esse ano, foi um ano de muita luta para você , sua família e para todos aqueles que o amam, ou seja, todos nós, mas mais uma vez você conseguiu, não só superar seus obstáculos como nos deixar mais um ensinamento:"sempre confiar e seguir com fé".
Falar de alguém que admiramos é sempre muito fácil, então poderia colocar aqui todos os adjetivos que existem para expressar minha admiração e para que, quem te conhece tão bem, possa saber o quão especial você é, porém acredito que não é necessário pois no meu abraço você pode perceber o tamanho do meu carinho, e só a luz que você irradia já fala por si só sobre quem você é. Então hoje vim apenas agradecer:
- Á você por ser uma das pessoas responsável por mudar o rumo da minha vida, me ensinar o quanto é bom se doar à um propósito e ao mesmo tempo quanta responsabilidade isso nos cabe, afinal com você aprendi que a Umbanda é mais que uma religião e sim uma  doutrina de vida e ganhei mais uma família, esta que todos estão vendo aqui em cima.
- E a Deus e nosso Pai Oxalá por dois motivos:
* Por poder encontrá-lo em meu caminho e tê-lo na minha vida;
* Neste ano em específico, pela imensa alegria em te ver bem novamente, sorrindo e saudável.
Enfim, Sr, Vladir para resumir, tudo fica muito estranho sem você por aqui!
Acho que precisamos de umas bronquinhas para sermos felizes, viu?
Parabéns, pela sua vitória e principalmente por ser você na sua essência. Com carinho, Carolina


Gostaria de ser um pouco mais culta em minhas palavras, mas não seria Eu!
Hoje esta linda homenagem é sobre os quatro pilares da Umbanda. Em especial, vou traduzir esse sentimentos, agradecendo pelos seus ensinamento, Sr, Vladir.
Fé! Quanta força! Quanta determinação, você acreditou. É como assinar uma folha em branco e deixar que Deus, nela escreva o que quiser.
Você faz Fé: você acreditou e nos ensinou a acreditar. Você dá Fé: com muita verdade. Você é de boa Fé: honesto e nunca quebra um compromisso.
Esperança! Com a ingenuidade de uma criança, brota a esperança em nossos corações. Com a confiança de que algo bom sempre acontecerá.
Humildade! Com toda sua sabedoria, com os olhos cheios de lágrimas, nos ensina a pedir desculpas sempre...
Com toda sua simplicidade aceita que tem muito que aprender.
O Amor! Ele supera qualquer obstáculo, é o sentimento mais puro que nosso Pai ensinou. E com muito amor:
Obrigada pelo Amor...Obrigada pela Fé...Obrigada pela Esperança...Obrigada pela Humildade. Valéria 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.