"As experiências que temos na vida é nossa evolução espiritual"

domingo, 19 de agosto de 2018

31º ANIVERSÁRIO DO TEMPLO DE UMBANDA MENSAGEIROS DE OXALÁ - TUMO - 1ª PARTE


A Festa de Aniversário esse ano será dividida em quatro partes, ou seja, em quatro giras, para que vocês conheçam um pouco mais sobre a Umbanda. Como explicamos na nossa Festa do ano passado, a Umbanda tem quatro pilares que alicerçam sua fundação, são os mesmos pilares que devem sustentar a vida de cada umbandista: Religião, Ciência, Filosofia e a Arte.


                                 
 

Hoje falaremos sobre o primeiro: a Religião que é representada pela Linha Africana que tem várias ramificações, ou seja, vários espíritos que se subdivide em outras correntes, mas que tem a mesma cor de luz, a roupagem fluídica igual ou parecida, ou os mesmos princípios de força, resignação, sabedoria, humildade, amor e caridade.

Os pretos-velhos são espíritos que desencarnaram no tempo da escravidão, a maioria foram trazidos da África, outros nascidos aqui no Brasil, são simples, bondosos, pacientes, tolerantes e resignados. Trazem-nos sempre a paz e a tranquilidade.

         

                                          

Os Baianos surgiram dos escravos mais novos, dos índios de Minas Gerais e da Bahia que eram escravizados, os mais velhos ficavam rezando e os mais novos cantando e dançando pedindo a Deus que os libertasse. Quando desencarnaram surgiu a Corrente Baiana, são espíritos alegres, comunicativos, com muita força e fé.


                                      

Os Boiadeiros são espíritos de vaqueiros dos campos de várias regiões do Brasil. Podem parecer um pouco carrancudos, pois são de poucas palavras, mas na verdade possuem um grande coração, capaz de auxiliarem a todos com muita simplicidade, fé e principalmente amor à vida.

                         

                                  

Os Cangaceiros, antes de qualquer coisa vale lembra-los que o Cangaço foi um movimento político-social muito complexo e com muitas divisões, sendo assim, qualquer tentativa de classificar o movimento como heroico ou vilão é evasivo. O que podemos dizer é que hoje são espíritos que auxiliam na remoção das energias densas e dos espíritos trevosos, sendo hábeis caçadores de energias contrárias e de demandas, intencionais ou não, direcionadas aos filhos.


                            

                

Mas, todos esses guias tem como finalidade amparar os filhos, ensinado o valor da FÉ e do AMOR.



Oração
Salve os Pretos Velhos! Adorei as Almas
Salve os Baianos! Chetua cubaje
Salve os Boiadeiros! Chetua boiadeiro
Salve os Cangaceiros! Salve
Senhor, Nosso Pai, que sois o Poder, a Bondade e a Misericórdia.
Olhai por aqueles que acreditam em Vós e esperam por vossa bondade, poder e misericórdia.
Dá-nos, Pai, a clareza de pensamento e nos abra os olhos para que pratiquemos sempre o Bem e a caridade para com os outros dentro da humildade de Vossa Sabedoria, reconhecendo assim a Vossa Existência, Poder e Misericórdia.
Senhor, perdoa. Perdoa aqueles que a escuridão ainda não deixou ver os erros cometidos na sua passagem terrena.
Dá, Senhor, a eles que sofrem, a luz de Seu imenso Amor e da Sua Sabedoria. Que a sua Luz nos ilumine neste mundo e em outros que ainda desconhecemos, e em todos os lugares por onde passarmos nos proteja.
Meu Pai Santíssimo! A nós pecadores, aceita o nosso arrependimento dos erros que temos cometido.
Pai, pela sua sagrada bondade e paixão, consinta que caminhe até vós pelo caminho da perfeição.
Dá, Senhor, orientação perfeita no caminho da virtude, único caminho pelo qual devemos trilhar. Dá, Senhor, misericórdia aos nossos inimigos.
Dá, Senhor, perdão a todos os nossos erros e que Vossa Bondade não nos falte hoje e sempre.
Graças a Deus!
Saravá os Pretos Velhos!
Saravá os Baianos!
Saravá os Boiadeiros!
Saravá os Cangaceiros!

                                        Assim Seja!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.