"As experiências que temos na vida é nossa evolução espiritual"

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

31º ANIVERSÁRIO DO TEMPLO DE UMBANDA MENSAGEIROS DE OXALÁ - TUMO - 4ª PARTE


Hoje chegamos ao último dia da festa do nosso 31ª aniversário, o último pilar é o da ARTE: que é a habilidade e disposição para de forma consciente, controlada e racional, dirigir a matéria e o espírito em perfeita união. E as linhas a seguir nos transmitirem esses conhecimentos e sentimentos, com muito amor e alegria.

Para iniciar vamos agradecer ao nosso Pai Xangô, por mais um ano de muita luz, muita força, muita fé e muito amor para que possamos cumprir a nossa missão que é a pratica da caridade.



 

CIGANOS: eles são referências por representarem importantes falanges nas giras umbandistas. Algumas características dos ciganos são determinantes em sua manifestação na Umbanda, eles possuem um espírito livre e desapegado, é comum ver em linha de ciganos: espíritos que foram atraídos por afinidade com a magia cigana; são extremamente desapegados e não possuem vínculos; trabalham com diferentes orixás e veneram Santa Sara Kali.
Os ciganos são figuras que se tornam mais importantes a cada dia, representam uma imagem fundamental e possuem seriedade diante do povo umbandista. São vistos com sabedoria, eles ensinam a partir de sua maneira de observar o mundo a como ver uma beleza na criação e encontrar uma alegria de viver e são agradáveis a todos que trabalham com eles.

São conhecedores dos caminhos, são eles quem direcionam e mostram os diversos caminhos existentes, pois existem a muito tempo e são sempre lembrados por suas trajetórias. Possuem conhecimento mágico profundo e são facilmente reconhecidos por essa característica. São curandeiros excelentes, principalmente nos campos amorosos e de saúde.

 

 

CABOCLO GUARÁ
"Antes de prosseguirmos com a última linha da nossa festa, se faz necessário prestar uma homenagem a um guia que é essencial para que o nosso centro se mantivesse todos esses anos cumprindo sua missão de ajudar ao próximo, praticando a caridade e ensinando o valor do amor e da fé.
Na sua última encarnação esse guia era ainda garoto quando abraçou o Cristianismo e se ordenou padre. Veio para o Novo Mundo, o Brasil, para catequizar os selvagens que aqui habitavam, mas grande foi seu amor pelos índios e maior ainda sua revolta quando percebeu o verdadeiro interesse dos governantes e da igreja. 
Passou a viver com os índios, sua nova família, viu muitos serem massacrados e outros tantos serem dizimados pelas doenças que o homem branco trouxe.
Refugiou-se na mata, passou a viver isolado até seu desencarne, teve apenas como companheiro um lobo, o lobo guará, daí a escolhe do seu nome para vir no centro.
Quando chegou a essa falange trazido pelos guias, era um espírito em aprendizagem, como ele mesmo dizia: - Guará bravo, Guará cabeça dura. Mas a evolução veio rápida pelo dom que ele tem de transmitir paz ao espírito.
Não há nesse centro nenhum filho que a ele tenha recorrido que não tenha sido atendido.
Caboclo, queremos te agradecer por tudo que vós faz por todos nós do Templo de Umbanda Mensageiros de Oxalá."


CRIANÇA: Crianças na Umbanda é, antes de tudo, sinal de alegria. Simbolizam a pureza, a inocência e o bom humor. Podemos pedir-lhes ajuda para os nossos filhos, auxílio para resolver problemas cotidianos, fazer confidências.
Como no plano material, também no plano espiritual, a criança não se governa, tem sempre que ser tutelada. Quando incorporadas, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras como qualquer criança.
Poucos são aqueles que dão importância devida às Giras das vibrações infantis, o fato é que uma Gira de Criança não deve ser interpretada como uma diversão, brincando elas vão trabalhando com seu elemento de ação sobre o filho, modificando e equilibrando sua vibração, regenerando os pontos de entrada de energia do corpo humano.
Esses seres, mesmo sendo puros, não são tolos, eles identificam muito rapidamente nossos erros e falhas humanas.
Muitas entidades que atuam sob as vestes de um espírito infantil são muito amigas e têm mais poder do que imaginamos, são ótimos conselheiros e curadores, daí sua associação a São Cosme e São Damião, curadores que trabalhavam com a magia dos elementos.

 

 


Esperamos que vocês tenham adquirido um pouco mais de conhecimento sobre os guias que trabalham na Umbanda.
E queremos agradecer a presença de todos, pois vocês são essências para que os guias e nós, médiuns, possamos cumprir nossa missão.
                               Que nosso Pai Oxalá abençoe a todos.


 Mensagem

Hoje eu pensei em desistir, largar tudo, seguir outro rumo, de joelhos, chorando eu pedi a Oxalá um caminho novo. Foi quando eu senti meu coração acelerar, senti uma força muito grande, meu corpo arrepiou, suava frio, quando abri os olhos todos os meus guias estavam em minha frente.
O primeiro a me abraçar foi meu preto velho, e ele me disse: "Filha serei sempre o abraço que você precisa na dificuldade, comigo você pode sempre contar."
Logo em seguida veio a preta velha, sorriu, pegou um terço que estava em seu pescoço coloco em minha mão e disse: "Filha quando estiver com o coração amargurado e com medo, ore com fé que eu venho lhe ajudar."
Logo em seguida meu caboclo deu um brado tão forte que me arrepiei dos pés a cabeça, e me disse: "No meu brado todos os seus medos e inseguranças vão perder a força."
Logo em seguida veio minha cabocla e me olho firme, tirou uma pena do seu cocar e disse: "Seja leve feito uma pena, mas saiba aonde pousar."
Logo em seguida veio minha criança, me rodeou jogou uma luz colorida e disse: "Vim colorir seu coração, ele anda muito triste."
Logo em seguida meu boiadeiro pegou seu laço e começou a rodar, tocou seu berrante e disse: "Enquanto eu for boiadeiro, filha, nenhum dos meus se perde na estrada."
Calmamente meu cigano me olhou, piscou e disse: "Seja livre feito o vento, saiba caminhar alegremente é quando estiver perdida é só olhar para as estrelas, olhe, que lá vou estar para lhe guiar."
Quando eu ia me levantar olhei para o lado e minha pomba-gira me deu a mão e disse: "Todas às vezes que você cair eu vou lhe ajudar a levantar, no chão você nunca vai ficar."
Lá na porteira dando segurança, meu Exú deu uma gargalhada e disse: "Gostou moça, da surpresa? Desistir pra que garota?  Olha quantas pessoas acreditam em você. Enquanto nós espíritos formos firmes em sua vida, seu caminho será sempre a Umbanda" e com um lindo sorriso ele bateu seu tridente no chão e todos os espíritos se foram.
Foi quando eu olhei pro congá e vi das mãos de Oxalá uma intensa luz a minha frente, senti uma enorme paz, vi meu pai Xangô me abraçar e me cobrir com a força de seu Machado.
Vi minha mãe Iansã levantando vento e tirando tudo de negativo que eu mesmo coloquei em meu caminho.
Logo em seguida, todos os Orixás me abraçaram e foi aí que percebi que a Umbanda será sempre a luz que guia meu caminho. Que qualquer estrada que eu caminhar, a força que eu carrego ao meu lado sempre vai estar. Gratidão minha Umbanda querida, gratidão!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.